Papel térmico isento de Bisfenol (BPA e BPS)

Por

Ao longo dos anos tem crescido, principalmente na indústria alimentar, as críticas ao uso de papel térmico não isento de Bisfenol nos talões de caixa. A concentração destas substâncias químicas, em elevados níveis, pode apresentar um risco para a saúde dos clientes e principalmente para a dos funcionários que diariamente manuseiam estes produtos.

Ao contrário de alguns países, onde a proibição já abrange os estabelecimentos públicos e/ou privados, comerciais e as instituições financeiras, em Portugal a lei não é clara quanto a este uso. Cada empresa, segundo a sua responsabilidade social, decide o uso ou não deste tipo de papel.

A PLANNER tem nos últimos anos substituído a sua a gama de papéis de forma a respeitar estas normas e tendências, procurando sempre que possível matérias-primas com quantidades mínimas e residuais destas substâncias.

No entanto, existem estudos mais recentes que, desvalorizando um pouco esta questão, indicam que os principais substitutos dos BPA e BPS podem também apresentar índices de toxicidade relevantes.

Science Direct

Pela importância desta questão brevemente voltaremos a ela.